MODALIDADES

O Fit Corpus aposta numa oferta variada de diferentes aulas de grupo dinamizadas por uma equipa técnica qualificada para um acompanhamento permanente na evolução dos atletas.

Yoga

A Yoga Terapia é a aplicação de técnicas do yoga para a prevenção ou alívio das doenças mais comuns.
As práticas consistem em simples posições físicas, em exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação. Assim que a pessoa aprender as técnicas adequadas à sua condição, esta deve ser capaz de, com autonomia, as utilizar em benefício da sua saúde. Ao contrário do que se possa pensar, a pessoa não precisa de ser flexível ou estar em forma para beneficiar dos efeitos da Yoga Terapia.

Fit Pump  



O pump é uma aula de 45-60 minutos sem impacto e feita para dar ao seu corpo um treino completo usando barras e pesos ao som da música. A aula é dada para um grupo de pessoas por um instrutor qualificado para o mesmo.

A aula começa pelo aquecimento geral do corpo todo e em seguida trabalha-se cada músculo do corpo específico acabando por trabalhar o corpo inteiro. Toda a técnica é baseada na técnica de levantamento de pesos usando pesos moderados e altas repetições para poder tonificar bem os músculos sem o uso de grandes cargas. Todo este exercício leva a um corpo magro e bem tonificado.

A aula começa com exercícios de pernas, quadríceps e glúteos. Depois o peito em seguida as costas, os braços e por fim os ombros e volta-se ao principio repetindo. No fim do treino temos os abdominais os alongamentos e o respectivo relaxamento. Os alongamentos são muito importantes pois servem para preparar os músculos e as articulações dando mais elasticidade aos tendões e as fibras musculares e com isso evita-se muitas lesões e ganha-se mais flexibilidade.

Pilates

 

Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando a melhorar a postura global do aluno.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Aeróbica

 

A aeróbica localizada visa melhorar a força e a resistência muscular. Através dos exercícios desta modalidade desenvolve-se (ou mantém-se) a força e a resistência de um determinado músculo ou grupo muscular.

Com a prática da aeróbica localizada é possível melhorar a postura, ajudar a reduzir os riscos de lesões na realização de determinadas tarefas do quotidiano que exigem um maior esforço, contribuir para preservar massa muscular magra adequada aquando da adopção de dietas hipocalóricas.

Step

"Passo, passada, ritmo, cadência, avanço" são alguns dos significados do estrangeirismo STEP. Trata-se de uma atividade com constantes movimentações dos músculos dos membros inferiores, por ser praticada numa plataforma semelhante a um degrau, em ritmos mais ou menos compassados, e por vezes dos membros superiores com exercícios de alta intensidade, contribuindo eficazmente para o melhor desenvolvimento muscular, cardiovascular e respiratório quando praticada regularmente. Os exercícios podem obedecer a uma coreografia praticada também ao som de um género musical que torna a sua prática ainda mais agradável.

Cycling

Conhecido como o "detonador de calorias", o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória.

O gasto energético varia de 500 a 700 calorias por hora, dependendo da intensidade da aula e do condicionamento físico do praticante. "O emagrecimento é realmente o grande benefício que este exercício proporciona", explica Jean Carlo, professor da Reebok Club.

Ele ressalta outros benefícios da prática regular de spinning, como a ativação cardio-respiratória, o, fortalecimento dos membros inferiores (pernas e glúteos), do abdômen e da região lombar. "A atividade contribui ainda para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas"



Zumba Fitnes

Zumba é uma aula de fitness dançada inspirada em movimentos e músicas latinas e internacionais que criam um sistema de fitness dinâmico, excitante e efectivo. Zumba integra alguns dos princípios básicos de aeróbica, treino intervalado e de resistência maximizando: a queima de calorias, os benefícios cardiovasculares e com tonificação total do corpo.

Independentemente se sabe dançar ou não, todos se adaptam facilmente a uma aula de Zumba uma vez que saber dançar não é um requisito obrigatório para se fazer Zumba. Zumba cria uma atmosfera de festa que por sua vez se torna numa oportunidade não intimidante para pessoas que não sabem dançar ou para pessoas que nunca fizeram uma aula de grupo participarem na aula. Ao mesmo tempo, os praticantes mais experientes desfrutam das variações de passos e ritmos, exercitando num ambiente de festa, saudável e divertido.​